d

 
  LITORAL NORTE
 
 
 
   
 

 
   
 

 

 

 

 

 

 

 


O litoral Norte se estende por cerca de 350 quilômetros a partir de Natal até a praia de Tibau do Sul, na divisa com o Ceará. Praias desertas e senmi-desertas, dunas, lagoas, coqueirais, vilas de pescadores, parrachos e salinas são características principais do litoral Norte.

Este roteiro começa com a travessia da balsa do rio Potengi, no bairro de Cristo Rei, ou pela BR 101, atravessando a ponte de Igapo.

A primeira praia é a Redinha, uma antiga colônia de pescadores, onde no seu mercado público, junto a praia, é possível degustar uma autêntica ginga com tapioca (pequeno peixe frito no óleo que deve ser comido com tapioca e acompanhado de uma cerveja bem gelada).

Após a Redinha Velha, tem a Redinha Nova, onde fica o Aquário Natal, que merece uma visita. São mais de 60 espécies de animais marinhos para serem vistos, incluindo tubarões. Tem até um tanque de toque para o turista passar a mão nos tubarões lixa.

A seguir, vem a praia de Genipabu e as famosas dunas com o passeio de bugue mais radical do Brasil. Os bugueiros (motoristas habilitados para trafegarem nas dunas) podem fazer o passeio com “emoção” ou apenas de contemplação. Se a opção for a primeira, a adrenalina pode ir a mil com as manobras que os bugueiros fazem nos paredões das dunas. A tradicional Montanha Russa pode ser comparada a um inofensivo carrossel diante do malabarismo que os bugueiros realizam naquelas montanhas de areia, que mais parecem o deserto do Saara.

Caso a aventura não faça parte do seu lazer, peça o passeio nas dunas sem emoção. O local é uma espécie de oásis que pode ser visitado de forma contemplativa. A lagoa de Genipabu, em meio as dunas, é de uma plasticidade sem igual, que convida a um mergulho refrescante depois do visitante enfrentar uma montanha de areia que se desloca ao sabor dos ventos.

Ainda em Genipabu, é possível sentir-se em pleno Oriente Médio andando numa caravana de dromedários, com direito a turbantes árabes. Outra diversão é descer uma enorme duna no esquibunda. Pode ser sozinho ou na garupa dos nativos, que cobram entre R$ 2 e R$ 3 reais pela aventura, que pode terminar num gostoso banho de mar. Outra opção é o passeio de jangada.

Depois da aventura nas dunas, atravessa-se a Barra do Rio Ceará-Mirim numa rústica balsa de madeira, conduzida pelos nativos.

Aqui começa um roteiro de praias e lagoas. O passeio tradicional dos bugueiros é até a praia de Jacumã, distante 35 quilômetros de Natal, onde está localizada a lagoa que tem o aero-bunda. Uma centena de cordas estendidas sobre a lagoa faz a alegria e crianças e adultos. Sentado numa cadeira de lona, o turista se lança do alto da duna, indo cair literalmente de bunda na água.

Para subir, um improvisado carrinho sobre trilhos pega o turista na base da duna e o conduz até o topo. Aí, é só degustar os espetinhos de lagosta, camarão ou queijo de coalho, com uma cerveja bem gelada.

Antes de chegar lá, tem as praias de Graçandu e Pitangui, além da bonita lagoa de Pitangui, que fica entre dunas. Em Graçandu, as barracas na beira de uma piscina natural oferecem ótimos petiscos, principalmente espetinhos de lagosta, camarão e queijo coalho.

A lagoa de Pitangui tem uma boa infra-estrutura de lazer, com restaurante e quiosques, além de caiaque, pedalinho e aéreo-bunda.

Para quem não fica satisfeito com toda essa beleza de praias, lagoas e dunas, uma boa conversa com o bugueiro pode levar o visitante até o cabo de São Roque, distante 55 km de Natal, onde o mapa do Brasil mais se aproxima do continente africano. São cerca de 2.800 quilômetros que separam este cabo de Dacar, capital do Senegal. Ou seja, desse ponto do mapa do Rio Grande do Norte, o turista vai estar mais próximo da África do que de São Paulo.

O local é de uma beleza rara, com uma paisagem de sertão, com cáctus, misturando-se a coqueirais. A árvore do Amor se destaca no bonito cenário, com suas raízes suspensas.

Continuando pelo Litoral Norte, a praia de Maracajaú é o destino de quem gosta de mergulhar. A 7 quilômetros da costa, estão os parrachos de Maracajau, uma formação de 13 km2 de corais que na maré baixa aflora à superfície. A Maracajaú Diver, pioneira na realização dos passeios de lancha aos parrachos, oferece flutuante de apoio para mergulho de snorkel e de cilindro (batismo). Na praia, tem o restaurante Aquário, onde se come frutos do mar grelhado.

Ainda em Maracajaú, outra opção é o Ma-noa Parque, que oferece piscinas, toboágua, rampa, restaurante e bar no seu complexo de lazer. O Ma-noa também faz passeio de catamarã até os parrachos. Depois de Maracajaú, vem as praias de Pititinga e Punaú.

A Barra do Punaú é o encontro do rio com o mar. O cenário de dunas e coqueirais é deslumbrante e encanta a todos. O local serviu de locação para vários comerciais, como o do chocolate Prestígio e o da Kaiser.

Depois de Punaú, uma boa opção é seguir para a praia de Perobas, distante 88 km de Natal. Vila de Pescadores, a praia tem um lindo coqueiral e é bastante tranqüila. Um bom ponto de apoio é o restaurante Polo das Águas, à beira-mar, onde é servido um delicioso ensopada de arraia e pastéis.

Uma boa opção é contratar no restaurante um passeio de lancha até os corais, distante 5 km da costa. Na maré baixa, o local é uma imensa piscina de ãguas transparentes, ideal para banho e mergulho.

Para quem dispõe de mais tempo e dinheiro, uma boa pedida é esticar o roteiro do Litoral Norte até Galinhos, passando por várias praias desertas e vilas de pescadores, num passeio inesquecível. São cerca de 180 km de Natal a Galinhos, passando também pelas praias de Touros, São Miguel do Gostoso, Caiçara e Galos.

Galinhos é um município com cerca de três mil moradores, a maioria pescadores, que só tem acesso através de barco ou de bugue pelas dunas, em horário de maré baixa. A viagem até lá de bugue é uma aventura. Não existe carro na cidade. As carroças puxadas pelos jegues e conduzidas pelos meninos são os “táxis” que ajudam moradores e turistas se deslocarem pela pequena vila.

Outras praias do litoral Norte são Macau, Porto do Mangue, Ponta do Mel, no município de Areia Branca, Grossos e Tibau, já na divisa com o Ceará.

 
 
LITORAL SUL
NATAL
LITORAL NORTE

 
 
 
 
 
 




Rua Pedro Fonseca Filho, 8990 - Ponta Negra - Natal/RN - Reservas: (84) 3219-3886 / 3219-2868 / 9406-3413

 

 
Hospedagem de Sites  e  Registro de Domínio .COM .NET  http://www.naveserver.com.br
Mapa de localização do Haras Água Boa. Cavalgadas por trilhas de Mata e nas dunas. Notícias e ovidades do Haras Água Boa Entre em Contato com o Haras Água Boa estamos esperando você.